Saiba detalhes sobre diversidade

Em todos esses exemplos e em outros casos em que ocorre o viés inconsciente, o problema está em ter preconceito ou supervalorizar as pessoas com base em experiências anteriores e não no que elas representam ou demonstram. Isso acaba por gerar desarmonia entre os occasions, profissionais despreparados e, consequentemente, uma queda no desempenho da empresa como um todo. Precisamos reconhecer que todos nós somos influenciados por vieses inconscientes dos mais diversos tipos. Acesse aqui para ter mais detalhes sobre cultura inclusiva. A partir daí, fica mais fácil de nos policiarmos quando estivermos prestes a nos deixar levar por um. Contudo, especificamente em vieses que impactam as relações sociais, para provocar transformação pessoal e dos outros, além de informar, é preciso estimular que as pessoas sejam mais empáticas.

O que é viés inconsciente e como você pode tratar esse assunto, individual e coletivamente, para tornar interações, ambientes de trabalho e o mundo cada vez melhor? Descubra no nosso CI&T Podcast: https://t.co/XIEjkteH6V pic.twitter.com/rVInLZQwtq

— CI&T Brasil (@ciandt_BR) August 6, 2020

Nesse momento, surge o preconceito de que a contratação só ocorreu para que a Lei de Cotas fosse cumprida. É válido ressaltar que, quando um novo funcionário chega à empresa, é um momento crítico. Afinal, por mais experiente e capacitado que ele seja, precisa se habituar a um novo ambiente em que, muitas vezes, não conhece ninguém. Nesse período, é possível que o viés inconsciente leve outros colaboradores a tornarem o onboarding ainda mais difícil. Além do impacto do viés inconsciente e da desigualdade de gênero, as mulheres ainda hoje enfrentam outros desafios no mercado de trabalho, como a Síndrome da Impostora, que é um sentimento de não merecimento por suas conquistas e pelo sucesso alcançado.

Conseguir se colocar no lugar do outro é basic para entender como o desrespeito e a injustiça machucam. Nesse sentido, já existem muitas iniciativas que envolvem a educação imersiva através da realidade digital, que possibilita vivenciar o lugar do outro, seja ele uma pessoa de outro gênero, etnia, idade ou classe social . Pessoas mais informadas podem ajudar a recriar e reforçar padrões e heurísticas não enviesados. E esse processo pode ser feito através da criação de nudges, que são pequenos “empurrões” ou cutucadas que servem para induzir mudanças no comportamento.

Quando uma pessoa com deficiência é contratada por uma empresa que não trabalha com a diversidade e inclusão, esse viés inconsciente virá à tona. Gestores e pares de trabalho acreditarão que o profissional não conseguirá realizar as suas atividades e precisará de alguém o auxiliando o tempo todo.

Os vieses inconscientes não são intencionais, mas prejudicam a carreira das mulheres, reduzem an opportunity da equidade de gênero e por outro lado, favorecem os homens. A tomada de consciência sobre o impacto negativo dos vieses de gênero é o primeiro passo para ajudar os profissionais a terem uma nova forma de olhar e pensar sobre a importância da equidade de gênero. Saiba sobre programas de mentoria . De acordo com neurocientistas, essa formação de estereótipos na cabeça das pessoas ou grupos é inevitável. Entretanto, ao associar um juízo de valor à esse viés, muitas vezes são gerados preconceitos e discriminações. E, obviamente, isso traz uma série de consequências para a nossa vida em sociedade, inclusive no ambiente empresarial. .

Pedro Pinheiro procurou demonstrar como os vieses inconscientes podem ser prejudiciais à diversificação e à inclusão nas empresas. “O viés inconsciente é uma relíquia evolutiva que explica a nossa dificuldade de lidar com as diferenças em um mundo cada vez mais diverso”, assinalou ele. Em um mundo cada vez mais conectado, onde a velocidade de comunicação permite que o conhecimento seja difundido com maior facilidade, tornando-o, assim, mais acessível para a maioria das pessoas, conceitos antigos e infundados têm perdido espaço graças ao esclarecimento. Nesse novo cenário em que vivemos, empresas sérias e alinhadas ao momento do mercado não podem permitir práticas prejudiciais, como o viés inconsciente. Um bom exemplo de improdutividade por viés inconsciente pode ser encontrado na diferença entre percepções de gênero.

  • Em um mundo cada vez mais conectado, onde a velocidade de comunicação permite que o conhecimento seja difundido com maior facilidade, tornando-o, assim, mais acessível para a maioria das pessoas, conceitos antigos e infundados têm perdido espaço graças ao esclarecimento.
  • “O viés inconsciente é uma relíquia evolutiva que explica a nossa dificuldade de lidar com as diferenças em um mundo cada vez mais diverso”, assinalou ele.
  • Pedro Pinheiro procurou demonstrar como os vieses inconscientes podem ser prejudiciais à diversificação e à inclusão nas empresas.

Treinamento de viés inconsciente aqui.

Descubra Como O Viés Inconsciente Pode Prejudicar A Sua Vida Profissional

No ambiente corporativo, essa dificuldade é intensificada, pois os padrões exigidos das mulheres são mais altos que o dos homens. Por serem inconscientes, esses vieses são um dos grandes sabotadores que contribuem para que as mulheres não alcancem os cargos de alta liderança, pois influenciam negativamente a escolha dos líderes no momento da seleção, promoção, sucessão e avaliação de desempenho. “O viés de afinidade, por exemplo, é um dos responsáveis por preferirmos pessoas parecidas conosco e, muitas vezes, rejeitarmos aquelas que são diferentes”, complementa a especialista em diversidade. Os vieses inconscientes, baseados nos preconceitos, crenças culturais e estereótipos, formam uma barreira invisível e poderosa que dificulta o avanço das mulheres nas corporações.

viés inconsciente

ViéS Inconsciente: O Que é, Qual O Seu Impacto Na Vida Das Mulheres E Como Minimizá

Deseja mais detalhes? clique aqui em Educação inclusiva[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4oqgHLL2fbQ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *