Saiba detalhes sobre diversidade

Assim, o coach não impõe ou treina diretamente o coachee, mas direciona o processo para que o próprio cliente encontre suas respostas e libere seu potencial na vida pessoal, profissional e espiritual. A enjoyableção da mentoria é o desenvolvimento constante do mentorado por meio do compartilhamento de experiências. Entenda que a mentoria irá te ajudar a alcançar as suas metas de maneira mais específica, já que os conselhos do mentor serão focados em seus objetivos com base em sua carreira.

Para a organização, os relacionamentos de mentoria criam uma base de conhecimento mais ampla. Novos relacionamentos se formam e se fortalecem entre colegas de diferentes departamentos, funções e gerações. As mentorias enfatizam uma cultura de aprendizado e de desenvolvimento profissional e podem ajudar a reduzir a necessidade de atrair (e de pagar!) por treinadores externos. Toda empresa deve considerar a criação de programas formais de mentoria como parte de seu programa de desenvolvimento de equipe.

Consequentemente a autoestima destes funcionários em posição de liderança aumentará e influenciará diretamente para um clima organizacional mais favorável e voltado para a obtenção de resultados cada vez mais positivos. Porém, é importante enfatizar que o programa de mentoria é bastante diferente de um programa de coaching, também bastante disseminado e implantado com o passar dos anos nas organizações. De uns tempos para cá, o termo mentoria, do inglês mentoring, tem se twister corriqueiro em algumas organizações. A mentoria é um processo de very important importância para o desenvolvimento humano e profissional. Cabe ressaltar que o coaching é uma prática que objetiva o desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de determinados resultados.

Muitas empresas já adotam a prática do mentoring, mesmo que informalmente. Por sua vez, o processo também é benéfico para os mentores, os profissionais mais experientes. Ao atuarem como figuras de autoridade na jornada do mentoring, essas pessoas são imediatamente valorizadas em sua experiência, obtendo motivação e satisfação pessoal ao contribuírem com a evolução de outros profissionais. De cunho corporativo, o programa de mentoria é uma espécie de tutoria, na qual um profissional com mais experiência dedica seu tempo e seus conhecimentos para orientar e aperfeiçoar profissionais mais jovens e com menos bagagem.

Como os conselhos são bastante específicos, você estará absorvendo apenas dicas que são realmente úteis para você e, consequentemente, a evolução será visível em poucos meses. Seu chefe e seus colegas de trabalho não devem ser seus mentores, pois não deve haver vínculos empregatícios entre o mentor e o mentorado. Porém, algumas empresas possuem programas de mentoria que costumam ser disponibilizados principalmente para a formação de lideranças. Procure saber mais sobre o assunto, averiguando se a sua empresa dispõe de mentores para auxiliar seus colaboradores e tente fazer parte desse movimento.

Ministro de Educación @fanderfalconi participó en conversatorio en @espol donde habló sobre los nuevos programas de mentoría #DocentesEC pic.twitter.com/My8lNhb1T9

— Ministerio de Educación del Ecuador (@Educacion_Ec) September 7, 2017

Ambas as partes envolvidas neste processo tem ganhos, uma vez que há uma troca de conhecimentos e experiências. O mentorado com auxílio de seu mentor tem a possibilidade de fazer uma reflexão sobre a sua trajetória profissional e identificar os seus pontos fortes e os que necessitam ser aprimorados. Após essa análise, geralmente são discutidas ações que irão promover o autodesenvolvimento do mentorado de forma a aproveitar o seu potencial da maneira mais adequada. Para os gestores de uma empresa que assumem o papel de mentor há uma motivação proveniente da valorização de suas experiências que poderão ser multiplicadas para outros profissionais.

Saiba sobre programas de mentoria . O mentor proporciona orientação de carreira e feedback para elevar o desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado. Os mentores tem um papel basic de auxiliar o seu mentorado a seguir em frente com os seus objetivos de vida e de carreira.

O que é uma sessão de coaching?

A sessão de coaching é basicamente o encontro entre o coach e seu cliente, que pode ser chamado de coachee. Geralmente, a sessão dura de 50 a 90 minutos, e os encontros são semanais ou quinzenais.

A experiência das pessoas passa a ser mais valorizada, o que impacta diretamente no clima organizacional. Outra impressão que se tem com o programa de mentoria é a melhora no relacionamento entre gerações, tendo em vista que, normalmente, há uma diferença de idade entre mentor e mentorado.

  • O mentor proporciona orientação de carreira e feedback para elevar o desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado.
  • Os mentores tem um papel elementary de auxiliar o seu mentorado a seguir em frente com os seus objetivos de vida e de carreira.
  • Ambas as partes envolvidas neste processo tem ganhos, uma vez que há uma troca de conhecimentos e experiências.
  • O mentorado com auxílio de seu mentor tem a possibilidade de fazer uma reflexão sobre a sua trajetória profissional e identificar os seus pontos fortes e os que necessitam ser aprimorados.

Existe uma frase in style que diz que “melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com os erros dos outros”. E isso se aplica muito bem ao universo profissional se pensarmos em aprender também com os acertos e vivências de outras pessoas. Você já parou para pensar que muitos dos momentos difíceis que passamos em nossa vida profissional já foram vividos por outras pessoas – que hoje acumulam experiências? E você já pensou também no quão útil seria poder contar com a ajuda dessas pessoas para te aconselharem sobre o que fazer em algumas situações específicas? Ele proporciona, tanto ao mentor quanto ao mentorado, oportunidade de trocar conhecimentos, experiências, diferentes pontos de vista e, com isso, os levam a refletir sobre seus projetos de vida e de carreira.

Treinamento de viés inconsciente aqui.

A EstratéGia Do Mentoring

Temos de nos lembrar que vivemos um momento em que há enorme mescla de profissionais de diferentes gerações trabalhando juntos. O teaching, por outro lado, estimula o coachee, por meio de técnicas e ferramentas, a refletir sobre si mesmo em prol do alcance dos seus objetivos pessoais e profissionais. Um processo não desmerece o outro; pelo contrário, podem trabalhar em plena comunhão.

É um momento em que o mentorado, com o apoio do seu mentor, analisa sua trajetória profissional, identifica seus pontos fortes, oportunidades de melhoria e discute ações que visam o melhor aproveitamento de seu potencial. Participo com certa frequência em programas para a formação de mentores.

O profissional que conduz este processo é chamado de coach, da tradução “treinador”. Um coach, diferentemente de um mentor, não necessitará de experiência em determinada área de atuação, bem como, não irá propor soluções para problemas ou inquietações no âmbito da carreira. Acesse aqui para ter mais detalhes sobre liderança transformadora. Nos últimos anos, cada vez mais organizações têm apostado no programa de mentoria como método para disseminar o conhecimento interno e promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. .

Deseja mais detalhes? clique aqui em Educação inclusiva[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yeQWiQvKYd0]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *