Perguntas Cruciais Antes De Integrar Loja Física E Virtual

Perguntas Cruciais Antes De Integrar Loja Física E Virtual

Como você sabe, o horário de funcionamento das lojas físicas é limitado. Dependendo do local e do regime de contratação dos colaboradores, elas podem funcionar, em média, 8 horas por dia e, geralmente, em horário comercial. Nos casos das lojas virtuais, o funcionamento é ininterrupto e os consumidores podem visitar o seu espaço em qualquer hora do dia ou da noite, sem nenhuma restrição. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a conhecer algumas das principais características de cada canal para identificar se, para você, vale mais a pena abrir uma loja física ou virtual.

Muitas vezes, quem está querendo abrir um negócio, só de pensar em todo este trabalho acaba desistindo e optando por abrir uma loja virtual que, em tese, acaba sendo mais fácil e rápido. Jornalista e produtora de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojas virtuais de todo o país. Em seus artigos, tem o objetivo de ajudar lojistas a simplificar os desafios de seus negócios.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre ter uma loja física ou virtual? Você deve ter percebido que ter um empreendimento na internet é mais vantajoso do que investir tempo e dinheiro em um estabelecimento físico. Os dois tipos de negócios precisam de um local de armazenagem, a fim de guardar as mercadorias que serão vendidas. A diferença é que quem trabalha com lojas virtuais, muitas vezes começa com um depósito mais informal, como a de uma sala disponível em casa.

Fique por dentro das principais vantagens de expandir o seu negócio para o meio digital para crescer as vendas e fidelizar clientes. O seu cliente quer ter também a possibilidade de retirar rapidamente em um ponto físico o produto que ele achou em sua loja virtual. Com o crescimento exponencial do Ecommerce nos últimos anos e as mudanças nos hábitos de compra dos consumidores, diversas empresas do varejo físico apostaram no Ecommerce.

Os processos e estratégias para lojas físicas e virtuais não são exatamente iguais. Esse sim tem a função de gerenciar e transacionar as informações entre todos esses departamentos. A movimentação de estoque, notas fiscais de entrada e saída, receitas e despesas são ações que devem ser controladas. Assim como informações de clientes, fornecedores, obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas.

Embora seja importante ter um nicho bem definido, as oportunidades são indiscutivelmente maiores. As lojas físicas, em sua maioria, têm quantidades de produtos mais limitados, não dando tantas opções para o cliente que pode acabar não encontrando o que deseja. Geralmente as lojas físicas colocam preços maiores em cima dos produtos para ter lucros maiores, já que os gastos também são superiores (como aluguel, água, luz e funcionários). Como falamos acima, seu cliente compra o produto e já leva para casa.

loja física ou virtual

Seu Próprio Site

E para criar e gerenciar a sua loja virtual, o investimento é muito pequeno. Vai depender da quantidade de produtos que você vai colocar à venda. E da plataforma de e-commerce que você usar para começar a sua atividade. Muito tem se falado sobre a experiência do cliente junto às marcas, seja no processo de compras ou mesmo de encantamento para fidelização.

Para a maioria dos estabelecimentos físicos, funcionar além do horário comercial, requer pagamento de hora extra para os funcionários. Pode ser um complemento da loja física ou um empreendimento puramente virtual. Para o cliente, comprar não tem horário, dependerá exclusivamente da disponibilidade do consumidor, pode ser antes do trabalho ou de madrugada, quem escolhe o horário que lhe é conveniente é o próprio cliente.

Ao comprar em um comércio eletrônico, o consumidor criação de loja online em Ribeirão Preto não precisa enfrentar trânsito para ir até a loja física, nem gastar com estacionamento. Além disso, como muitos comércios eletrônicos têm a possibilidade de frete expresso, o comprador não precisa esperar muito tempo para ter a sua compra em mãos. Na loja virtual, ofereça uma experiência de compra incrível, assim como na loja física. Busque uma nova mentalidade de integração, sincronize toda a sua operação e, assim, será possível ver suas vendas aumentarem.

É nítido que a partir de 2020 com o início da pandemia do novo coronavírus o comércio eletrônico deu um salto de crescimento, muito alinhado à nova forma de consumir dos clientes. E de fato essa forma digitalizada de consumir e comprar produtos veio para ficar. Entender que o conceito de loja física vem mudando e se modernizando a cada ano é indispensável para validar se essa forma de negócio é a ideal para você começar a empreender.

Muitas pessoas estão deixando de ir até as lojas físicas justamente porque podem comprar os mesmos produtos em uma loja por meio da internet. Sabemos que uma das desvantagens da loja virtual é que não é possível estabelecer uma relação humana tão eficiente quanto a de uma loja física. Uma das primeiras vantagens de uma loja virtual é que, tanto o vendedor quando o comprador pode ter mais comodidades para realizar a transação de venda e compra. No entanto, decidir transferir o seu estabelecimento para uma loja online do zero pode ser mais complicado do que parece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *