Estudar Sozinho

Estudar Sozinho

Dê ao espaço a personalidade dos seus filhos para que eles se sintam à vontade para estudar. Certa vez eu acompanhei um caso muito curioso, até trágico, sobre os efeitos de não estudar redação para a prova do ENEM.

Mantenha o mapa mental claro usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para conectar suas ramificações. Use várias cores em todo o mapa mental, para estimulação visual e também para codificar ou agrupar.

Você não sente aquela culpa em abandonar o estudo online porque não fez um grande sacrifício financeiro. Escolher um bom material de estudo também é fundamental para o aprendizado eficaz. Estude através de apostilas antigas de cursinhos, assista videoaulas no YouTube, faça simulados, use provas antigas e resoluções comentadas.

No entanto, para garantir a eficiência desse planejamento, é importante aprender a ter autonomia nos estudos. E para que o quadro de horários realmente funcione organize também o seu ambiente de estudo. Encontre um lugar para estudar sozinho que seja silencioso e com poucas distrações. Deixe disponível caneta, cadernos, uma garrafa com água e todos os materiais que precisa para te auxiliar a estudar melhor. Pela rede mundial de computadores, você pode adquirir livros e apostilas, assim como fazer exercícios online.

O edital do concurso público é um documento que costuma ser extenso porque contém todos os requisitos daquele concurso. Tem muitas partes que apenas replicam as leis, mas também tem regras específicas. Mesmo assim, tente separar um canto com uma mesa e deixe ali apenas os materiais e equipamentos de estudos todos organizados. Também é importante ter itens para você se sentir mais confortável.

Um grande perigo é o aluno confundir flexibilidade de horários com procrastinação, sempre deixando o estudo para depois, para quando ele está menos cansado ou mais “inspirado” para aprender aquela matéria difícil. A aula presencial tem data e hora para acontecer e o aluno não tem o poder de adiar e assistir à aula quando estiver com vontade. Quando não se tem horário definido para fazer as tarefas, é mais fácil cair na tentação de ficar adiando o estudo e fazendo o conteúdo acumular, comprometendo a preparação. Para evitar esse esse problema, organização da rotina e disciplina para cumprir essa rotina são fundamentais.

como estudar sozinho

Crie Um Cronograma De Estudos

Com o tempo, esse processo de estudar será normalizado e se tornará uma atividade cotidiana. Quando falamos de objetivos de curto, médio e longo prazo, eles também são aplicados aos estudos para concursos públicos. Apenas as suas prioridades estão na mesa, e você pode fazer o que quiser com elas. Assim, você tem total liberdade para definir quanto tempo vai despender em cada matéria. Sou especialista em português e redação e trabalho há 10 anos treinando alunos para serem aprovados nos vestibulares mais difíceis, no ENEM e em concursos públicos.

Qual É A Sua Verdadeira Motivação?

O segredo é participar de todas as atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem. Você pode reservar um tempo em seu planejamento de estudos para escrever comentários nos fóruns de discussão, participar de chats, enviar dúvidas etc. O primeiro passo é procurar por um local de estudos adequado, agradável, arejado e, principalmente, calmo. O ambiente deve favorecer a concentração e a absorção dos conteúdos, por isso é fundamental evitar lugares que transmitam a sensação de desconforto ou que sejam barulhentos.

O ideal, nesse caso, é reservar um cômodo ou um pequeno espaço em casa para manter os estudos em dia. Você sabe como aprender a estudar sozinho de maneira eficiente? Pois saiba que existem algumas técnicas valiosas para manter a produtividade em alta e alcançar, em pouco tempo, resultados positivos em seus estudos.

Prova Do Concurso

Fale com seus familiares e explique que você tem um cronograma de estudos e que precisa que ele seja respeitado. Já tive alunas que me disseram que não conseguiam estudar em casa e por isso ficavam no colégio no período contrário ao das aulas. As diversões e o lazer precisam acontecer na sua vida como premiações por uma semana de estudos produtiva, bem como pelo cumprimento de seu horário de estudos.

Agindo dessa forma agora, você poderá desfrutar dos resultados posteriormente. Quando formos montar nosso horário de estudos, vamos levar isso em consideração. Precisamos reter o que estudamos, fazer com que os conteúdos se fixem em nossa memória de longo prazo para que estejam disponíveis no momento em que precisarmos deles.

Além disso, não deixe de conferir mais informações oficiais sobre o ENEM deste ano acessando o site do Inep. Então não deixe como estudar sozinho de compartilhá-lo nas suas redes sociais, recomendando para seus amigos do peito, que certamente vão adorar você por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *