Saiba sobre Crochê

O artesão Wagner Reis ensina nesse outro vídeo como fazer um bico simples de crochê para valorizar toalhas, fraldas e panos de fralda. Um passo a passo importante e fundamental para todos aqueles que estão começando agora na técnica. Aprender vendo outra pessoa fazer é bem mais fácil, não é mesmo? Por isso, selecionamos alguns vídeos aulas com passo a passo simples de como fazer crochê.

Um fio mais grosso evidencia os detalhes, enquanto os fios finos não revelam detalhes, deixando a peça mais homogênea e lisa. Mas com a valorização das peças artesanais, o bolsas de crochê ganhou status e voltou com tudo para a moda e para a decoração das casas. Mais uma pergunta que não tem uma resposta única, já que o melhor fio para fazer crochê vai depender muito da situação. Isso mesmo, depende do tipo de trabalho que você vai confeccionar, da estação do ano, do que você considera um toque agradável para peças de moda, do que é resistente o suficiente para trabalhos em decoração, e por aí vai.

Kit 05 Cones Linha Princesa Fio Grosso Crochê 500m

Seja um biquinho em panos de prato ou vestidos de noiva bem elaborados, sempre gostei e valorizei as mãos daqueles que se dedicam a esse trabalho. No começo, Gabriella confessa que teve bastante dificuldade em aprender. Então comecei a pesquisar na web Tricô & Crochê, finalizei uma blusa, fiz uma touca para o meu filho. Fui comprando as agulhas aos pouquinhos, comprei umas linhas e estou agora fazendo uma blusa com um ponto diferente”, revela.

Com o tricô, Gabriella diz que está sendo como uma terapia, um momento reservado só para ela. Ficar mais em casa neste período de quarentena de coronavírus tem feito muita gente a criar novos hábitos, praticamente terapêuticos. As atividades manuais como o crochê e o tricô vem conquistando não só as vovós no isolamento social, mas também um público mais jovem. Munidos de linha e agulhas, os iniciantes nas tramas têm surpreendido com produtividade neste período. Já os tamanhos variam de zero,5mm a 10mm e a escolha do tamanho da agulha dependerá do tipo de trabalho artesanal que você pretende fazer.

Crochê

O tricô é uma atividade de artesanato que permite a confecção de diversos tipos de peças, das mais simples, como um cachecol, até as mais trabalhadas, como uma blusa. E para você que deseja aprender como fazer tricô, veja a seguir técnicas para praticar os pontos mais básicos e iniciar sua produção. Atualmente, temos inúmeras opções de agulhas, nos mais diversos tamanhos e materiais, e fios. É uma técnica onde um tecido é esticado dentro de uma moldura, de forma bem tensa, e o trabalho é realizado por baixo desse tecido.

Aprendi fazer Crochê com uns thirteen anos, fiz alguns pequenos trabalhos como caminhos de mesa e bicos em panos de prato. Fiqueisso mais de 30 anos sem fazer nada , mas minha irmã sempre fazia e nos últimos anos, fazendo tratamento contra um câncer ela fazia muitos tapetes de barbante. Ela faleceu e eu acabei ficando com os barbantes e as diversas agulhas de crochê dela, os quais ficaram guardados mais de 1 ano. Agora que estamos na quarentena resolvi retomar … Amei… e em 1 semana já fiz um tapete.

Havia uma agulha com um gancho onde era inserida para baixo. Os trabalhos eram realizados com fios bem finos, e com agulha semelhante a de bordar, e ali se formava um ponto corrente. Inicialmente, na Europa, a técnica foi sendo aos poucos modificada, onde os franceses chamam de “crochê no ar” – o tecido e o bastidor de fundo foram sendo abolidos e a linha, fio, começa a ser trabalhado diretamente na agulha.

Crochê

  • Há agulhas de diferentes espessuras identificadas através de letras, números ou milímetros .
  • Para isso, você vai precisar de um rolo de lã, na cor da sua favorência e agulhas com o tamanho adequado para a linha escolhida.
  • As linhas e lãs para crochê ou tricô geralmente trazem a especificação da espessura ou número da agulha a ser usado.
  • Veja o passo a passo para fazer esse acessório de inverno no vídeo.
  • E para você que deseja começar a produção de peças, uma sugestão é começar pelo cachecol.
  • A espessura da agulha de crochê é determinado pelo fio, pelo tamanho que o trabalho deve ter no ultimate e pelo tipo de padrão de pontos.

Algumas peças pedem linhas mais grossas ou pontos mais abertos enquanto que outras pedem linhas mais finas. E sim, a escolha de uma está diretamente relacionada com a outra. Dependendo da grossura do fio, será necessária uma agulha mais grossa, já para fios mais finos você pode investir nas agulhas mais finas. Sabe aquelas colchas ou xales de sofá feitos com quadradinhos de crochê? Você pode aprender a fazê-los nesse vídeo com a artesã Drikka Mota.

Assista, treine e, com certeza, dentro de pouco tempo você estará fazendo peças lindas e variadas de crochê. Outra coisa importante que o aprendiz de crochê deve saber é sobre a textura e maciez da linha. Ao trabalhar com duas linhas diferentes, certifique-se de que ambas sejam da mesma marca. Já a textura da linha se refere a quantidade de camadas e dobras que ela tem.

A palavra “crochet” subseqüentemente passou a descrever o tipo específico de tecido e a agulha de gancho usada para produzi-lo. Então teste bastante as linhas, e pratique bastante a arte crochê que você vai aprender tudo isso de forma natural. Linha de crochê com brilhoMas, não é regra usar apenas um tipo de linha para confeccionar suas peças, é muito comum usar 2 tipos de linhas por peças, um exemplo disso pode ser um biquini feito 50% algodão e 50% poliamida.

Qual a melhor linha para fazer sousplat?

Um barbante mais fino, como o Barroco, por exemplo, também é uma alternativa mais rústica, porém com melhor acabamento. Já linhas finas, com brilho, é o ideal para compor a mesa e deixar o sousplat fazer o papel de destaque da decoração.

Crochê

Saiba onde comprar aqui.

Artesanato Em Crochê Veja Mais >>

Saiba mais sobre Tricô