A Importância Dos Chatbots Para Vendas Industriais

A Importância Dos Chatbots Para Vendas Industriais

O chatbot de uma pizzaria, por exemplo, a partir de perguntas como “qual é o tempo de entrega?”, pode criar uma base de informação que servirá para interagir com outros usuários, mesmo que usem palavras diferentes. Além dos chatbots, um exemplo que não deixa dúvidas da importância dessa tecnologia é o crescimento das buscas por voz. O que muda é que o desenvolvimento tecnológico, vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada. Hoje, a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas mais confusas, como as proferidas por crianças pequenas. Essa tecnologia é, portanto, algo cada vez mais presente na rotina das pessoas.

Chatbot Treinado

O principal e mais básico modelo de chatbot é o que se baseia em regras. Sua programação é toda orientada a responder a comandos ou palavras específicas. Caso o usuário não use as frases ou palavras mais adequadas, é possível que o chatbot não consiga dar uma resposta satisfatória. Uma vez que o chatbot tenha chegado ao objetivo esperado, esta precisa ouvir as entidades para filtrar as informações e extrair aquelas que são pertinentes para atender às necessidades do cliente. O primeiro passo para treinar um chatbot é investir em ativos de intenção.

O estudo realizado através do PLN – subárea da Inteligência Artificial – busca compreender o ponto máximo de capacidade de uma máquina, no que diz respeito a compor e interpretar a comunicação humana . Ter um assistente pessoal facilita a vida de gestores que são muito atarefados e não têm uma secretária particular. A ferramenta é utilizada para marcar reuniões, horários na agenda e atividades do cotidiano.

importância do chatbot para empresa

Além de poupar tempo, identificar o objetivo de adotar novas tecnologias vai evitar que a empresa tenha custos com ferramentas que não serão utilizadas. As pessoas preferem muito mais interagir ou se conectar com programas e aplicativos cleans, criativos e chamativos. Apesar de ser um robô, o bot cria a sensação de que se está conversando com um ser humano. Outra importância do design no robô é que ele é direcionado para a persona da marca, ou seja, para o seu público-alvo. Dessa forma, os consumidores ficam mais à vontade para interagirem, pois se identificam com a marca e com quem estão conversando. Ele é específico para cada tipo de empresa ou marca, fazendo com que o consumidor o identifique logo de cara.

Sendo que para os pequenos negócios isso é um investimento pouco viável. Isso acontece, principalmente, quando o assunto são as compras pela internet, já que muitas pessoas ainda têm receio. A partir disso tudo é feito de maneira mais rápida em comparação a um atendimento real. Em algumas empresas, é difícil suprir o fluxo de informações, mesmo tendo uma equipe exclusivamente destinada a isso.

Basicamente, eles são responsáveis pelo primeiro contato com os clientes ou clientes em potencial e conseguem, em muitos casos, solucionar problemas ou direcioná-los para o canal mais adequado. Além disso, projeções da pesquisa indiana Marketsand Markets estimam que o mercado de chatbots deverá crescer 30% ao ano até 2024, segundo o portal Valor Econômico. Tal crescimento pode ser explicado, dentre alguns fatores, pelo aumento do volume de atendimentos durante a pandemia. Apenas na América Latina, o número de chamados por suporte no início da pandemia cresceu em 44%, segundo o “Relatório Global de Tendências de Experiência do Cliente 2021”.

Os bots podem entreter seu público e oferecer muitos conteúdos para quem está começando a conhecer a sua empresa ou o seu nicho, interagindo com eles de uma maneira completamente diferente. Dentro da área do marketing, os chatbots são muito importantes, principalmente se você trabalha com uma estratégia de inbound marketing ou marketing de conteúdo. Com o tempo, os chatbots podem “aprender” como se comunicar melhor com as pessoas, identificando os melhores horários para enviar as mensagens e até a maneira de formular as sentenças. Porém, é claro, ele não pode substituir o atendimento humano, já que existem demandas complexas que um chatbot não poderá resolver e corre-se o risco da imagem da sua empresa ficar manchada com algumas pessoas.

Inteligência Artificial Nas Empresas

Outra grande vantagem do chatbot é a sua capacidade de aprender com os usuários. Ao ter contato constante com os clientes e conduzir atendimentos, a ferramenta coleta dados precisos sobre as interações realizadas, que podem ser utilizadas para personalizar as formas de atendimento. Sabemos que com a facilidade da internet os consumidores estão cada vez mais conectados e que entrar em contato com as empresas está mais rápido. Então, os chatbots são capazes de solucionar as demandas de entrada do atendimento, permitindo que o time foque em resoluções mais complexas para os clientes. O chatbot é uma excelente escolha para interagir com os seus leads, capturando informações, conforme a estratégia de vendas da sua empresa. E todo o processo em uma conversa humanizada sem a necessidade de preencher formulários. Como você viu, não há segredos para implantar a inteligência artificial nas empresas.

Em termos práticos, este tipo de solução reduz significativamente os gastos com pessoal, com a vantagem de estarem disponíveis a qualquer momento, o que acaba contribuindo para a satisfação dos usuários. Nesse campo, existem muitos bots que são utilizados pelas empresas para reduzir a necessidade de interação humana e permitir que seus colaboradores se dediquem a atividades que agreguem maior valor. Como você bem sabe, ter sua página nos primeiros resultados de busca é um dos principais segredos para ter sucesso on-line e aumentar suas vendas. Bots são programas de Inteligência Artificial que tentam imitar o comportamento de um ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *